Como saber se você está no caminho certo?
Geralmente no início de carreira somos assombrados com inúmeras dúvidas: Onde estamos, o que fazemos, e principalmente como fazemos! Correto? Bom, trago esse texto para primeira pessoa, e respondo que SIM. As dúvidas que tive no início da trajetória fotográfica eram geradas pela responsabilidade em apresentar resultados mensuráveis. Ou seja, ganhar dinheiro. Outras dúvidas também me assombravam: ” Onde estou? Quem sou eu? O que faço afinal? Qual meu estilo? Onde quero chegar?” E principalmente:
“Como eu faço para viver de fotografia?”
Soa familiar? Acredito que sim. O medo e incerteza eram parceiros constantes nessa etapa. Por muitas vezes gostaria de ter uma pessoa para orientar, ou simplesmente ouvir o que eu tinha para dizer. Muitas vezes gostaria de poder ouvir uma palavra de orientação adequada, afinal ninguém faz absolutamente nada sozinho. Talvez por ter optado em mudar de profissão aos 29 anos – e nesse etapa da vida ter inúmeros compromissos financeiros – ou até mesmo devido ao orgulho de poder dizer “deu certo” a ansiedade era presença constante. Ou talvez até mesmo devido ao medo de enfrentar meus familiares e dizer “deu errado”. Enfim, a cobrança por resultados sempre fez grande pressão em minhas ações diárias durante muitos anos. Por um lado isso foi muito bom, afinal gerou comprometimento, e somente o comprometimento gera resultados. Uma boa parcela desses resultados venho compartilhando em doses homeopáticas ao longo dos anos. Percebi com o tempo que poderia orientar mais adequadamente as pessoas que se comprometessem também com os resultados. Assim fui buscar qualificação adequada para fazer valer meu propósito, e nasceu o processo de Mentoring. Um projeto que vai de encontro ao meu propósito de compartilhar a boa informação, e assim orientar fotógrafos na gestão de suas carreiras e suas vidas. A pergunta abaixo lhe é familiar?
Será que estou no caminho certo?
Não existe uma resposta correta, apenas a SUA resposta! Essa resposta, será apresentada somente com o tempo – e esse tempo pode ser bem relativo. A relatividade do tempo será uma constante em sua vida, porém aprendi com esse tal do tempo a respeitar meus limites. Isso significa observar alguns detalhes que podem apresentar respostas imediatas para todas as incertezas. Esses detalhes quando observados em conjunto com uma pessoa mais experiente, podem ser assustadoramente mais eficazes. Responda uma pergunta:
Você está feliz com sua rota?
Se a resposta for SIM – parabéns! Você está no caminho correto. Esse é o primeiro passo a observar. Agora, se a resposta for NÃO – sua rota deve ser alterada imediatamente. Ative o GPS de ações estratégicas e mude seu destino a partir de hoje. E se precisar de orientação nessa etapa, pode contar comigo para ser seu Mentor. Acredite, a Mentoria pode mudar sua vida! Estamos com o processo de Mentoria para 2016 aberto. Serão apenas 10 vagas. Para receber mais informações basta enviar e-mail para: [email protected] Deixo aqui um link sobre o que é Mentoring. Sucesso para todos nós, sempre! Tyto Neves #mentoring