Carregando

Como cobrar?

Como cobrar? Formação inicial de preços na Fotografia.

 

Nota de 13.03.2014

Se usar o conteúdo, cite a fonte! É um conteúdo de distribuição gratuita, porém não deixa de ser autoral.

Um pouco de história não faz mal a ninguém.

Esse projeto nasceu no ano passado, quando eu – Tyto Neves – resolvi falar abertamente sobre a constituição de preços e valores diários na fotografia. Claro, choveram pedradas no meu telhado né? Muita gente reclamou, malhou o projeto que além de ser um tabu, teve seu ineditismo pois para fechar com chave de ouro fiz uma transmissão ao vivo e gratuita para mais de 850 pessoas.

Formidável!

Derrubamos o servidor durante a transmissão.

Agendamos então uma nova data de transmissão, e por garantia gravei um vídeo de 20 minutos como “ Plano B”.

Realizamos a transmissão em 04/11/12.

Graças a Deus foi tudo muito bem, e os servidores deram conta do recado. Porém, ao acabar a transmissão pensei:  

“O que fazer com esse vídeo”

  Um detalhe que gosto de frisar, é que o vídeo foi gravado em meu Home Office sem nenhuma produção e edição.  

Um vídeo caseiro e simples.

  Resolvi dessa forma, liberar o cara para que mais pessoas tivessem acesso a esse conteúdo que sinceramente acredito ser de grande valia para quem está chegando ao mercado fotográfico. Pois bem, hoje com mais de 28 mil visualizações posso dizer que coleciono e-mails e mensagens de agradecimento por parte de pessoas que baixaram a tabela e mudaram sua forma de cobrar. Confesso que as mensagens de agradecimento são fundamentais para enfrentar as críticas e acreditar nesse projeto, que mesmo sem qualquer apoio ou divulgação dos canais de informação fotográfica logo passará de 30 mil visualizações. Lembrando que é uma tabela básica para constituição de preços, e que ela deve ser adequada a sua realidade, sua região e seu mercado. Deixando a modéstia do lado de fora do estúdio, posso dizer que esse projeto foi um marco na fotografia, pois depois que lançamos a palestra surgiram muitos cursos e workshops sobre o tema.

Isso é formidável.

Mostra que pequenas ações – mesmo abertas às críticas – podem muito sim, fazer o bem. Dessa forma, fica aqui meu único pedido pessoal. Baixe a tabela, use, mas compartilhe! Passe esse conteúdo adiante. À medida que mais pessoas passem a cobrar adequadamente por seus trabalhos fotográficos, o mercado será melhor para todos. Para baixar a tabela basta clicar nesse link: www.tytoneves.com.br/comocobrar2/tabela.zip

Acreditem: Juntos, somos mais fortes.

 

Nota Importante:

Depois de um tempo resolvemos não mais disponibilizar o PDF com a apresentação. Percebemos que estavam utilizando o conteúdo para outras finalidades. Dessa forma, apenas a tabela é disponibilizada. Perguntas sobre esse tema não serão respondidas via e-mail, inbox etc. Espero que entendam. Ao baixar a tabela deixe seu comentário, ele é importante. Sucesso para todos nós, sempre.

Tyto Neves

 

Assista o vídeo: Como cobrar? Formação inicial de preços na Fotografia